Sal Rosa do Himalaia: será que é vantagem consumi-lo?


Recentemente houve um “boom” de reportagens falando sobre os benefícios do Sal Rosa do Himalaia. Dentre os benefícios citados, encontra-se a quantidade de mais de 80 minerais, o auxilio na saúde cardiovascular, reduz os sinais de envelhecimento, aumenta a libido, é um sal puro por ser extraído das montanhas do Himalaia, o não refinamento, ser livre de poluentes, etc. 

Com base nas pesquisas feitas em alguns sites, as pessoas tem uma imagem boa sobre a utilização do Sal Rosa do Himalaia. Mas até que ponto estas afirmações são verdadeiras? Será que a longo prazo o seu uso acarretará prejuízos a saúde?

Fiz uma busca em sites científicos procurando algum artigo que comprovasse tais benefícios ou fizesse uma comparação entre o uso do sal rosa, com outros tipos de sal, como o sal marino e o sal refinado, e sinceramente, não encontrei nada a respeito. É sabido que o sal refinado passa por processos de fabricação que podem trazer malefícios a saúde. O sal marinho por não ser refinado conservaria melhor os minerais presentes no produto. Mas e o sal rosa? Qual a quantidade dos minerais citados estão presente neste sal? Será que dentre estes minerais há algum tóxico para o organismo humano? Qual a quantidade do produto devemos usar para obter tais benefícios? Será que esta é a melhor forma de incluir tais nutrientes em nossa alimentação? Sei que muitos de vocês irão alegar que não utilizam o sal rosa para completar a ingestão adequada de tais minerais, e sim por acharem que por ser um sal mais puro seria melhor do que os demais ou por possuir uma quantidade de sódio menor em comparação ao sal marinho, por exemplo. Mas será que vale a pena gastar uma fortuna para comprar um produto caro como este? Não seria melhor acrescentar uma variedade maior de legumes, verduras e frutas na sua alimentação, para obter maiores benefícios para sua saúde? 

Acredito que devemos adotar uma alimentação adequada, ingerindo mais alimentos "in natura" e menos alimentos processados, consumir a quantidade adequada de cloreto de sódio ou sal de cozinha que é no máximo 5,0 (cinco) gramas por dia, praticar atividade física regularmente e ter hábitos de vida saudável. Só assim teremos mais qualidade de vida.

Espero que este post tenha levado você a ser mais crítico nas suas escolhas e não se deixar influenciar por modismo veiculado em diversas mídias. O equilíbrio é a chave do sucesso!!!

Créditos da Imagem: Google Imagens

Rosangela Bottari

Nutricionista Clínica e dona do blog Nutrição: Viver Saudável.

2 comentários:

  1. Gostei e muito bom que você nós mantêm informadas sempre obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom que você gostou da matéria! Em breve teremos novidades.
    Um abraço.

    ResponderExcluir