Alimentação Infantil de 6 meses até 1 ano

21:32 0 Comments


Muitos pais ficam preocupados quando o assunto é alimentação infantil. Por isso, resolvi fazer este post voltado para vocês, papais e mamães, que não sabem o que oferecer para seus pequenos.

Primeiramente, é importante ressaltar que os hábitos alimentares das crianças começam com o aleitamento materno. O bebê que recebe o leite da própria mãe terá contato com o sabor dos alimentos que esta costuma ingerir. Daí a importância de uma boa alimentação para a mamãe. Estudos mostram que crianças alimentadas com fórmula infantil tem maior dificuldade em aceitar novos alimentos quando comparadas àquelas amamentadas ao seio, já que as fórmulas possuem o mesmo gosto.

Então vamos lá! Seu bebê deve ser amamentado exclusivamente ao seio materno até os seis meses de idade. Ele nesta fase não precisa de água ou chá. Após esta idade devem ser introduzidos novos alimentos de forma gradual na alimentação da criança. Nesta fase a alimentação consiste em leite materno, fruta amassada e papa salgada. Esta deve conter um alimento de cada grupo (legumes e verduras, frutas, cereais e tubérculos, carnes e leguminosas). Os alimentos devem ser bem amassados, não liquidificar e não passar na peneira. Ao montar o pratinho do seu filho evite misturar os alimentos, a fim de que ele possa sentir o sabor dos mesmos. Sempre varie os alimentos oferecidos, escolhendo, diariamente, um alimento novo de cada grupo. A alimentação deve ser colorida. É normal a criança rejeitar um alimento novo, mas o importante é não deixar de oferecê-lo à criança. O aleitamento materno deve ser mantido até os 2 anos de idade ou mais

Lembre-se, o mel não deve ser oferecido antes de um ano de idade, pois pode estar contaminado com uma bactéria (Clostridium botulinum) podendo causar uma forma de botulismo na criança.

Exemplo de cardápio para crianças de seis meses:

Leite materno; Meio da manhã – fruta amassada (banana, abacate, mamão, etc.); Almoço – papa salgada (inhame cozido, cenoura cozida, feijão cozido, frango cozido); Meio da tarde – fruta amassada; Leite materno.

Aos 7 meses o jantar já poderá ser introduzido. A partir dos 8 meses a criança pode passar, gradativamente, para a alimentação da família. Devemos ter o cuidado com os alimentos ofertados a partir desta fase, pois alguns pais não tem uma alimentação saudável e interpretam que a criança podendo se alimentar da refeição da família, pode comer qualquer alimento. Existem alguns alimentos que não devem ser oferecidos às crianças, tais como: refrigerantes, doces, salgadinhos, frituras, enlatados, embutidos, alimentos que podem causar engasgos (pipoca, amendoim, espinha de peixe), etc. 

Para temperar a comida utilize sempre temperos naturais como alho, cebola, cheiro-verde, salsa, etc. Nunca utilize condimentos picantes (pimenta, cominho, etc.) e temperos prontos. O óleo deve ser vegetal e em pouca quantidade.

Ao completar um ano de idade a criança já pode comer a comida da família, desde que seja uma alimentação saudável. Já podem ser introduzidos os folhosos crus. Lembre-se que o açúcar deve ser evitado até os dois anos. E alguns alimentos ainda devem ser evitados.

Exemplo de cardápio para crianças de um ano:

Café da manhã: leite materno + pão com manteiga + fruta; Lanche da manhã: fruta; Almoço: arroz + feijão + brócolis cozido + beterraba cozida + fígado de frango cozido. Sobremesa: fruta; Lanche da tarde: leite materno + sanduiche de queijo cottage; Jantar: macarrão com molho de tomate + carne moida cozida + cenoura e espinafre cozidos. Sobremesa: fruta; Lanche da noite: leite materno.

Prefira frutas, verduras e legumes da safra, se possível, os orgânicos.

OBS.: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto para maiores esclarecimentos procure um nutricionista ou converse com o pediatra do seu filho.

Créditos da imagem: Google Imagens

Rosangela Bottari

Nutricionista Clínica e dona do blog Nutrição: Viver Saudável.

0 comentários: