Alimentação saudável


Neste post irei falar um pouco sobre a alimentação saudável. Atualmente, este é um assunto muito abordado nas mídias em geral, pois tem crescido o número de pessoas que estão procurando uma melhor qualidade de vida através da alimentação e da pratica de atividade física.

Ao meu ver, a adoção de uma alimentação saudável engloba vários itens, tais como: variedade, quantidade, escolha, armazenamento, conservação e higiene dos alimentos. 

A ingestão diária de frutas, verduras e legumes por exemplo, deve ser a mais variada possível, pois assim nosso organismo irá receber os nutrientes (vitaminas e minerais), necessários para se manter saudável. 

A quantidade dos alimentos ingeridos, também é muito importante. Cada pessoa tem uma quantidade específica que deve ser ingerida por dia, que incluem todos os grupos alimentares: o grupo dos legumes (abóbora, berinjela, agrião, brócolis, etc.), das frutas (pêra, maçã, banana, mamão, etc.), dos cereais (arroz, macarrão, pão, batata, etc.), das proteínas (ovo, carnes de peixe, de frango e de boi), dos leites e derivados (leite, iogurte, queijo, etc.), das leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, etc.), e dos açúcares (mel, açúcar e doces). 

A escolha dos alimentos é muito importante, pois é através dela que conseguimos ter uma boa alimentação. Devemos fazer escolhas inteligentes no nosso dia-a-dia, trocando frituras por alimentos cozidos, assados ou grelhados; dando preferência para os cereais integrais (pães, arroz, macarrão, por exemplo) ao invés dos refinados; substituindo os laticínios integrais (leites, iogurtes, etc.) por desnatados; evitando os alimentos conservados em sal (embutidos, enlatados, etc.), em açúcar (frutas em calda, geleias, etc.), evitando a ingestão de refrigerantes, fast-foods, macarrão instantâneo, etc. O ideal é sempre buscar alimentos in natura, tais como: frutas, verduras, legumes e ovos, por exemplo. 

O armazenamento, a conservação e a higiene dos alimentos é fundamental para se ter uma alimentação saudável, assim evitamos uma série de doenças que são transmitidas por alimentos. Abaixo seguem algumas dicas:

• Alimentos como: carnes, ovos, queijos, iogurtes, pratos prontos (arroz, carnes, macarronada, etc.) estragam com facilidade e, portanto, devem ser armazenados em geladeira ou freezer. Já os alimentos crus (arroz, feijão, macarrão, etc.), tem uma durabilidade maior e não necessitam de geladeira para conservação, porém devem ficar em local seco, ventilado, protegidos do calor excessivo e da umidade. É importante nunca deixar os alimentos prontos em temperatura ambiente por mais de duas horas
• Quanto ao armazenamento dos alimentos devemos ficar atentos para guardá-los longe de material de limpeza; guardar os alimentos que estragam com facilidade na geladeira (carnes em geral, laticínios, pratos pontos, etc.); manter os alimentos bem tampados; abrir a geladeira e freezer o menor tempo possível.
• Devemos atentar para a higiene pessoal, mantendo as mãos limpas antes do preparo dos alimentos; manter o local onde serão preparados os alimentos limpos, assim como os utensílios utilizados para prepará-los; não utilizar as mãos para misturar os alimentos já preparados. 

Estas são algumas dicas de como manter uma alimentação saudável diariamente. Espero que tenham gostado!!! 

Lembre-se o único profissional habilitado para prescrever um plano alimentar para você é a (o) NUTRICIONISTA .


Créditos da imagem: Imagem retirada do Google imagens.

Rosangela Bottari

Nutricionista Clínica e dona do blog Nutrição: Viver Saudável.

2 comentários: