O que comer antes e após a atividade física


Uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas trazem inúmeros benefícios à saúde, tais como: peso adequado, redução da pressão arterial, melhora da glicemia, nível saudável do colesterol, etc. Além destes benefícios o ganho de massa muscular é o objetivo de muitos praticantes de atividade física.

A alimentação possui um papel importante no exercício físico, pois fornece os substratos necessários para garantir energia durante o treino e auxiliam no aumento da massa muscular, por exemplo. 

A dupla carboidrato e proteína são importantes no exercício físico. O carboidrato garante o rendimento, retarda a fadiga, e evita a perda de massa muscular. Já as proteínas são utilizadas para a manutenção e aumento da massa magra.

Antes da atividade física o indivíduo pode realizar uma alimentação com carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico ( pão integral, batata doce, por exemplo) e proteínas. Esta refeição deve ser realizada de 1 a 2 horas antes do treino, para evitar desconforto gastrointestinal. 

Durante a atividade física a hidratação é muito importante para repor as perdas ocorridas pela sudorese. Caso o exercício exceda uma hora pode ser necessário a reposição hídrica com bebida esportiva, que são acrescidas de carboidratos e evitam a fadiga muscular e a hipoglicemia.

Após o exercício o consumo de carboidratos e proteínas continuam sendo essenciais, pois recupera o estoque de energia perdida durante a atividade física e auxilia no ganho de massa muscular. Sendo que a proporção de proteínas em relação ao carboidrato é maior após a atividade física. O ideal é que a refeição pós treino seja realizada em até uma hora para melhor síntese proteica. 

O consumo de suplementos para praticantes de atividades físicas deve ser avaliado junto com seu nutricionista, pois dependerá do treino e do objetivo a ser alcançado.

Uma alimentação contendo todos os grupos alimentares é fundamental para possibilitar o bom desempenho físico e manter a boa saúde.


As informações fornecidas não são individualizadas, portanto consulte um nutricionista para elaborar um plano alimentar adequado para você!

Créditos da Imagem: Google Imagens

Rosangela Bottari

Nutricionista Clínica e dona do blog Nutrição: Viver Saudável.

0 comentários: