Os benefícios da Quinoa


A quinoa ou quinua é um pseudocereal originário dos Andes. O interesse pela quinoa é devido ao seu bom valor nutricional, em particular pelo elevado teor de proteínas de alto valor biológico. Em sua composição encontramos aminoácidos e ácidos graxos essenciais, especificamente ácido oléico - W9 (24,8 %), ácido linoléico – W6 (52,3%) e ácido linolênico – W3 (8,7%). Além de fibras, vitaminas e minerais que contribuem para um melhor funcionamento do organismo.

Benefícios:

Atividade física -> por ter baixo índice glicêmico pode ser utilizado antes do exercício físico garantindo a energia necessária para realização do mesmo. Além disto, seu elevado teor de aminoácidos essenciais o torna um alimento indicado para ser consumido após a atividade física, favorecendo o ganho de massa muscular.

Perda de peso e etc. -> por ser boa fonte de fibras seu consumo ajuda a aumentar a saciedade, favorecendo a perda de peso, contribui para o bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol e o açúcar do sangue.

Doença celíaca -> é um alimento isento de glúten, portanto pode ser usado por pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Sensação de bem estar -> possui triptofano que é um aminoácido envolvido na síntese de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

Desenvolvimento infantil -> contém o aminoácido lisina que é importante no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Prevenção de doenças cardiovasculares -> os ácidos graxos essenciais presentes na quinoa ajudam na redução dos triglicerídeos e colesterol do sangue, contribuindo para prevenção de doenças cardiovasculares.

O consumo da quinoa deve estar associado a uma alimentação saudável. 

Lembrem-se o único profissional habilitado para prescrever um plano alimentar para você é a (o) NUTRICIONISTA.

Créditos da imagem: Google Imagens.

Rosangela Bottari

Nutricionista Clínica e dona do blog Nutrição: Viver Saudável.

0 comentários: